Oferecemos proteção social aos adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas competências, bem como favorecendo aquisições para conquista de autonomia e inserção social, estimulando a participação na vida pública da comunidade, além de propiciarmos a inclusão do jovem e adulto no mercado de trabalho junto às empresas parceiras e o acompanhamento posterior com medidas socioeducativas. Fortalecemos a função protetiva da família, através do atendimento familiar, reuniões socioeducativas e articulação com o CRAS e Rede Inter setorial. Desenvolvemos projetos sociais e culturais no território, com ações que possibilitam o acesso ao esporte, cultura, lazer e arte, como passeios, vivências lúdicas, oficinas e propiciamos oportunidades de fomento a produções artísticas, planejamos e realizamos oficinas de forma a contemplar necessidades e expectativas dos jovens e adultos e potencialidades do território. As ações socioeducativas, da Legião Mirim de Vila Prudente, são construídas a partir das especificidades, desejos, curiosidades e necessidades dos nossos usuários, profissionais e suas famílias, dentro do nosso projeto a partir de uma escuta dos usuários.



Apoio à Família

Buscamos conhecer as necessidades das famílias através de entrevistas, feitas por profissionais da entidade que coletam dados dos usuários e de seus familiares. Orientamos e encaminhamos os jovens e adultos ou sua família a políticas setoriais, serviços socioassistenciais, objetivando a promoção do acesso a direitos e à conquista da cidadania. Fortalecemos a função da família, através do atendimento familiar, reuniões socioeducativas com as famílias e articulação com o CRAS e a Rede Intersetorial. Acompanhamos e desenvolvemos o convívio familiar e comunitário, através de uma busca ativa, uma acolhida e escuta, visitas domiciliares, orientação e encaminhamentos aos CRAS e outras políticas públicas. Identificamos e encaminhamos as famílias que possuem perfil para inserção em Programas de Transferência de Renda. Realizamos grupos de convívio e fortalecimento de vínculos por meio de reuniões com os familiares, com o objetivo central de incentivar o convívio e o fortalecimento de vínculos afetivos e solidários e a função protetiva da família por meio da discussão de temas diversificados com ênfase na adolescência.



Apoio Socioeducativo

O atendimento socioeducativo, para adolescentes e adultos de 15 a 59 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social tem por foco o desenvolvimento de atividades para a constituição de espaço de convivência, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária e o fortalecimento dos vínculos, familiar, comunitário e social. Este método contribui para o retorno e a permanência dos jovens na escola por meio do desenvolvimento de atividades que estimulamos a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. Oferecemos atividades socioeducativas pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade. Essas atividades contribuem para a garantia dos direitos; o desenvolvimento de potencialidades; a participação e o ganho de autonomia por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo às situações de risco.



Atividades Socioculturais

Promovemos atividades culturais, em grupo, com os jovens e adultos, familiares, idosos e comunidades. Buscamos desenvolver o conhecimento, o gosto pela arte, por meio de palestras, passeios culturais e ambientais, tendo por finalidade o despertar de novos talentos, a reflexão crítica das questões sociocultural, incentivando a cidadania e o respeito por etnias.