A prática, de uma empresa em contratar um jovem aprendiz não se resume no cumprimento da legislação vigente e sim um caminho eficiente para cumprirem suas políticas de responsabilidade social.

A empresa é socialmente responsável quando vai além de respeitar as Leis, atuando desta forma por crer estar contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.

Todo comportamento que ultrapassa as exigências legais, agrega valor à imagem da empresa, implicando na sua busca de uma posição de liderança e confiança em seu segmento de negócios.

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei da Aprendizagem, que objetiva capacitar os jovens para o mercado de trabalho através de parcerias com empresas.

Preparamos o jovem para que atuem com eficiência e responsabilidade, fornecendo todo suporte a empresa e ao jovem durante o período de contrato, em que estará desempenhando suas atividades. Adotando o critério de vincular a permanência na empresa à frequência no ensino formal, o projeto contemplou sua função educativa contribuindo com a redução dos problemas que afetam a juventude brasileira, como a violência, evasão escolar, trabalho informal e o desemprego.

A Lei da Aprendizagem impõe condições para que o jovem possa se enquadrar, como a exigência de frequentar e ter bom desempenho escolar visando à queda na sua evasão. Esta ação também é um investimento da empresa que trás benefícios para a comunidade além de reverter ganhos para o ambiente interno e na percepção que os clientes têm da própria empresa, resultando da compreensão de seu papel de agente de melhorias sociais.

Para uma empresa ser socialmente responsável ela deve cumprir com a Lei do Aprendiz que determina que as empresas tenham entre seus funcionários de 5 a 15% de adolescentes.

Sabendo disso a Legião Mirim se diferencia atendendo a necessidade de cada empresa, conciliando o desenvolvimento e inclusão de aprendizes criando soluções personalizadas para o seu desenvolvimento e inclusão, concretizando a responsabilidade social indo além do cumprimento de cotas.

Ao ser contratado por uma empresa o jovem é preparado por meio de aulas teóricas e práticas concomitantemente às atividades desenvolvidas na empresa.

Nossos parceiros não são doadores e sim empregadores, dispostos em receber jovens sem experiência prática, porém que já participaram seis meses de treinamento teórico e comportamental, que estão dispostos a aprender uma profissão.

O custo para contratação de um jovem compreende

  • 01 Salário mínimo
  • Vale-transporte (com desconto em folha de 6% conforme legislação)
  • Refeição, em caso de não haver local adequado para o jovem levar, armazenar e se alimentar.
  • FGTS 2%
  • PIS 1%
  • Taxa Administrativa no valor fixo de R$ 352,00, que abrange serviços burocráticos como a folha de pagamento, exame admissional e demissional, holerites, abertura de conta corrente, transações bancárias, materiais didáticos, profissionais que ministram as aulas teóricas, além do espaço físico.